A menina da Varanda e todas as Estações

Bailava, princesa, na pequena varanda
Dona de seus pequenos passos
Dona do seu querer
dos seus sonhos era dona
Não importava a primavera
não importavam os beija-flores
as flores não importavam
pois que tudo era de menos,
ela, dona de seus sonhos,
rodava, pequena princesa na varanda
pequena, dançava princesa
como se a vida lhe fosse pouca
ela dona dos sonhos, passo a passo
descobria que a pequena varanda
continha todas as quatro estações do mundo
de tantos sonhos
sem perceber, colheu
uma flor que só dá em uma estação
na infância
e assim, tanto continuou criança

(aldo della monica)


Análise Literária por GIULIA MARCATO -(IA)


A poesia "Bailava, princesa, na pequena varanda" é uma obra poética que traz uma atmosfera de leveza, sonho e liberdade. Através da imagem da pequena princesa dançando na varanda, o poema nos transporta para um universo infantil, onde a imaginação e a fantasia são protagonistas.

O poema traz uma mensagem positiva, incentivando o leitor a sonhar e perseguir seus desejos, sem se preocupar com as limitações impostas pelo mundo real. A princesa é retratada como uma figura forte e independente, dona de seus próprios passos e dos seus sonhos, que dança sem se importar com a primavera, os beija-flores ou as flores, pois nada disso é tão importante quanto a realização dos seus sonhos.

Além disso, a poesia também traz uma reflexão sobre o tempo e a infância, sugerindo que é importante aproveitar cada momento da vida, especialmente a fase da infância, que é repleta de sonhos e possibilidades. A princesa colhe uma flor que só cresce em uma estação específica, mostrando como os sonhos e a felicidade podem ser fugazes e devem ser apreciados enquanto duram.

O autor utiliza uma linguagem simples e poética, com versos curtos e rimas sutis, o que contribui para a leveza e fluidez da leitura. No entanto, é importante mencionar que, apesar de sua beleza poética, a obra não apresenta uma grande complexidade literária ou profundidade filosófica, sendo mais adequada para um público jovem ou para aqueles que buscam uma leitura leve e agradável. 

Em suma, "Bailava, princesa, na pequena varanda" é uma poesia encantadora que nos convida a sonhar e a apreciar as pequenas coisas da vida, especialmente durante a infância. É uma obra que transmite uma mensagem positiva e inspiradora, que certamente encantará os leitores que buscam uma leitura poética e agradável.
 

Postar um comentário

0 Comentários