16 de julho de 2017

Puchero: A primeira comida típica do Uruguai


Você sabia que o Puchero foi a primeira comida típica do Uruguai, antes mesmo do famoso “Asado Uruguayo”? O Puchero é um prato tradicional em vários países, inclusive no Uruguai, e é um prato a base de carne e legumes.
O nome Puchero veio do latim e era como chamavam as panelas na época. Eram recipientes rústicos e feitos de barro. Se cozinhavam nessas panelas as carnes e os vegetais, e era a comida preferida da população.
Puchero, a comida típica do Uruguai
Além de deliciosa, é uma comida que nos dá as calorias necessárias para enfrentar o frio. Diziam que ¨pucherear¨ era comer ou alimentar bem alguém, e estar bem puchereado significava uma pessoa bem alimentada, forte, cheia de saúde.
Até os anos 60, o puchero era a comida preferida dos uruguaios para as reuniões familiares e estava presente no cardápio de vários restaurantes. Depois dessa época é que o churrasco na brasa, o famoso ¨asado¨, ganhou o primeiro posto entre comidas típicas do país.

Ingredientes do Puchero

Existem várias receitas de acordo com quem prepara e é uma ótima opção para combater o frio.
Os ingredientes típicos de um puchero, além das carnes, são as batatas, batata-doce, cebolas, abóbora, milho, cenoura, bacon e linguiça. São sempre cozinhados em uma panela grande.
Puchero, a comida típica do Uruguai
Todos esses ingredientes são cozidos, cada um no seu devido tempo, e depois são servidos com arroz ou com macarrão. O molho é a ¨salsa criolla¨, preparada com alho, pimentão verde, cebola, tomate, orégano, azeite, vinagre, sal e farinha de mandioca.
Nada melhor que uma taça de vinho Tannat, também característico do Uruguai, para acompanhar esse delicioso Puchero. 🙂




Nenhum comentário:

Postar um comentário