26 de agosto de 2016

Rua XV de Novembro Sampa


Rua XV de Novembro é um logradouro da região central da cidade de São Paulo, Brasil. Hoje é totalmente pavimentada, sendo destinada exclusivamente à circulação de pedestres. É nela que se encontra a Bolsa de Valores de São Paulo.

Nos arredores da via estão situados alguns dos ícones mais importantes da cidade, como: o Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Vale do Anhangabaú, Parque Dom Pedro II, etc.

Esta rua teve sua origem como uma ligação entre o Pátio do Colégio e o Largo de São Bento, no início da urbanização da cidade de São
15 de Novembro nos dias de Hoje
Paulo.
Durante o século XVII foi documentada como Rua de Manuel Paes Linhares. No século seguinte ganhou o nome de Rua do Rosário, em função da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Já no século XIX teve seu nome novamente alterado, desta vez para Rua da Imperatriz em homenagem à família Imperial que visitava a cidade à época, permanecendo assim até a Proclamação da República, quando ganhou o nome atual, em referência à data em que tal evento ocorreu.
No início do século XX era considerada a rua mais chique da cidade, onde se localizavam os principais bancos, além do comércio e cafés mais sofisticados.
Nesta época formava, em conjunto com as ruas Direita e São Bento, o que ficou conhecido como triângulo e que era o coração da cidade. Era nesta região onde estavam os principais bancos, comércios, redações de jornais, hotéis, restaurantes, teatros, charutarias e por onde passavam políticos, jornalistas homens de negócio, estrangeiros e mulheres bonitas.
Fonte WickPedia









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando o saco já perdeu a elasticidade

    AI, ENTÃO..... você vai com a mulher à feira e está comentando sobre as atitudes do prefeitinho de São Paulo. Enquanto isso, a companh...